Ralis

Dakar: Penalização tira Paulo Fiúza do pódio no início da segunda semana de prova

orlando paulofiuza210orlando paulofiuzaA sétima etapa do Rali Dakar, com partida e chegada a Salta, no Chile, ficou marcada por uma penalização a Orlando Terranova, que atirou com o argentino e o seu navegador português, Paulo Fiúza, da segunda para a quarta posição da classificação geral dos automóveis.

Segundo a organização da prova a penalização deveu-se a uma colisão do Mini do argentino com a moto do colombiano Juan Sebastian Toro, que caiu apesar de ter avisado da situação acenando no topo de uma duna.

Ao que parece Terranova alega que não viu o ‘motard’ e passou com o Mini cor de laranja por cima da sua moto do colombiano, forçando-o ao abandono. Situação que, depois de sinalizada à Direção de prova, acabou por custar uma penalização de 15 minutos à dupla luso-argentina.

Isto significa que Orlando Terranova e Paulo Fiúza desceram para o quarto posto, agora a mais do líder, Nani Roma. O que deixou o navegador muito triste, mas também impotente.

“Era uma zona de dunas e colidimos com a moto do piloto colombiano. No final da etapa tomamos as devidas deligências com o motard para resolver o sucedido”, explica Paulo Fiúza, que agora tentará limitar o ‘estrago’ feito por esta penalização.

carlos sainzCarlos Sainz venceu a etapa, batendo Nasser Al-Attiyah e Stéphane Peterhansel, mas Nani Roma manteve a liderança, já que possui mais de meia hora de vantagem sobre o seu companheiro de equipa espanhol.

A prioridade no seio da X-Raid deverá agora passar por manter Giniel De Villiers longe de Peterhansel, já que pouco mais de seis minutos separam o francês do sul-africano da Toyota.

Classificação

1.º Nani Roma/Michel Périn (Mini) 27h03m52s

2.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) + 31m53s

3.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 48m23s

4.º Orlando Terranova/Paulo Fíuza (Mini) + 54m34s

5.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Mini) + 1h18m24s

6.º Carlos Sainz/Timo Gottschalk (SMG) + 1h50m42s

7.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 2h30m47s

8.º Krzysztof  Holowczyc/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 2h30m52s

9.º Federico Villagra/Jorge Perez Compac (Mini) + 2h52m57s

10.º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Haval) + 3h03m06s

Em destaque

Subir