Ralis

Dakar: Nani Roma volta a ceder terreno a Peterhansel e Sainz abandona

NasserAlAttiyah 210NasserAlAttiyahA competição de automóveis no Rali Dakar continua atribulada, e na 10.ª etapa, que ligou Iquique a Antofagasta, no Chile, voltou a provocar alterações na classificação, com Stéphane Peterhansel a recuperar mais terreno ao líder Nani Roma.

Além disso, Carlos Sainz nem sequer chegou à especial de 631 quilómetros, ao sofrer um acidente que o deixou fora de prova. O espanhol, vencedor da prova em 2010, sofreu ferimentos ligeiros e teve de ser transportado para o acampamento como medida de precaução.

Alheio a tudo isto, Nasser Al-Attiyah somou mais um triunfo, ao gastar menos três minutos e 50 segundos do que Peterhanel, para quem o dia correu bastante bem, pois ganhou mais de nove minutos a Nani Roma, que se atrasou, primeiro atascado numa duna e depois com um furo.

Com isto o espanhol da X-Raid viu a sua diferença para o seu companheiro de equipa francês reduzir-se para pouco mais de dois minutos, deixando tudo em aberto quanto à vitória quando faltam disputar apenas três etapas para o final.

Paulo Fiúza não teve um dia tão positivo quanto o da véspera, já que o seu piloto, Orlando Terranova, ficou preso nas areias de uma duna e perdeu meia hora na primeira parte da etapa. Isso atirou a dupla luso-argentina para o quinto lugar da classificação geral, atrás Giniel De Villers.

Em compensação outro navegador português, Filipe Palmeiro, ‘saltou’ para o top dez, já que o polaco Martin Kaczmarski, com quem divide o quarto Mini da ‘armada’ X-Raid, tirou partido do infeliz abandono de Carlos Sainz.

Classificação

1.º Nani Roma/Michel Périn (Mini) 38h52m57s

2.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) + 2m15s

3.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Mini) + 46m01s

4.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 1h14m16s

5.º Orlando Terranova/Paulo Fíuza (Mini) + 1h14m36s

6.º Krzysztof  Holowczyc/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 3h17m31s

7.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 4h03m57s

8.º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Haval) + 4h32m45s

9.º Adam Malysz/Rafal Marton (Toyota) + 4h51m03s

10.º Martin Kaczmarski/Filpe Palmeiro (Mini) + 5h33m54s

Em destaque

Subir