Ralis

Dakar: Nani Roma regressa à liderança da prova

NaniRoma 1NaniRoma 600 1Nani Roma regressou à liderança do Rali Dakar ao dia depois de obter a sua segunda vitória na presente edição da prova. O espanhol impôs-se na quinta tirada que ligou Chilecito a Tucuman, ao ser o mais rápido nos 527 quilómetros cronometrados da especial.

Roma aproveitou os problemas sentidos por Carlos Sainz no buggy SMG, que o levaram a perder mais de uma hora, numa etapa onde Giniel De Villiers foi o melhor dos outros, ao gastar mais quatro minutos e 20 segundos do que o espanhol da X-Raid.

Paulo Fiúza, no banco da direita do Mini tripulado por Orlando Terranova também não esteve mal, ao ser quarto na etapa. O que permite à dupla luso-argentina ocupar agora a terceira posição da classificação geral.

“Foi uma etapa muito difícil e exigente para a mecânica. Hoje o meu papel foi muito mais do que ler o road book e toda a instrumentação do Mini. Tive que sair do carro, colocar pranchas, escavar e escolher e indicar o melhor caminho, e tudo isto debaixo de um sol arrasador e com temperaturas elevadíssimas”, conta o navegador português.

“O Mini esteve ao nível que seria de esperar e superou todas as adversidades que enfrentamos. Foi um bom dia, fomos quartos na etapa e na classificação geral subimos para quarto. Este Dakar exige uma preparação detalhada da etapa do dia seguinte, trabalho que não compete só aos pilotos e co-pilotos mas também a toda a equipa técnica da X-Raid”, acrescentou Paulo Fiúza.

Nasser Al-Attiyah e Stéphane Peterhansel foram alguns dos pilotos a perderem-se no percurso, embora tivessem mantido as suas posições na classificação geral, onde o piloto do Qatar mantém o segundo posto e o francês subiu à quarta posição.

Classificação

1.º Nani Roma/Michel Périn (Mini) + 19h21m54s
3.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Mini) + 26m28s
3.º Orlando Terranova/Paulo Fíuza (Mini) + 31m46s
4.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) + 39m59s
5.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 41m24s
6.º Carlos Sainz/Timo Gottschalk (SMG) + 59m43s
7.º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Haval) + 1h41m50s

8.º Federico Villagra/Jorge Perez Companc (Mini) + 1h42m42s
9.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 1h45m58s
10.º Pascal Thomasse/Pascal Laroque (Buggy) + 2h12m10s

Em destaque

Subir