Motociclismo

Dakar: Hélder Rodrigues e Mário Patrão terminam entre os oito melhores da etapa

mario patrao helder rodrigues dakar2014patrao helder rodriguesHélder Rodrigues reforçou a sua oitava posição na classificação geral das motos no Rali Dakar, depois de ter sido sétimo na etapa que este domingo ligou Salta, no Chile, a Uyuni, na Bolívia. Uma tirada que tinha inicialmente 401 quilómetros, mas que acabou por ser encurtada para 270 devido ao mau tempo.

O piloto português da Honda chegou a rodar na nona posição nos últimos controlos de passagem, mas conseguiu recuperar dois lugares antes do final, limitando a perda para o polaco Kuba Przygonski, o seu principal adversário, para dois minutos.

Para além de Rodrigues, também Mário Patrão se destacou na tirada. O piloto de Seia até rodou à frente do seu compatriota, mas na parte final não evitou perder muito tempo na parte final, conseguindo no entanto ser oitavo na etapa.

“Estou muito contente, porque felizmente as coisas começaram a correr melhor num Dakar que tem sido tão difícil. Andar em luta com os melhores pilotos ao longo de todo dia é, sem dúvida, muito motivante para mim”, afirma Patrão.

“Sei que não tenho as mesmas condições dos melhores. Trago a minha moto feita em casa, por isso chegar ao fim da etapa e ver que tenho capacidades de andar nos lugares da frente é motivo de grande orgulho. Quero continuar a atacar”, refere ainda o piloto da Suzuki n.º 36.

“Quero continuar a andar depressa para tentar subir na classificação, mas o objetivo é chegar ao Chile com tudo a correr bem. Estou focado em terminar a prova em segurança”, acrescenta Mário Patrão.

A tirada acabou por ser ganha por Joan Barreda Bort, que conseguiu reduzir a sua diferença para o líder Marc Coma, que ainda se cifra acima dos 38 minutos, enquanto Cyril Després foi o terceiro mais veloz entrando agora no top dez.

Classificação

1º Marc Coma (KTM) + 26h40m04s
2.º Joan Barreda Bort (Honda) + 38m14s
3.º Jordi Viladoms (KTM) + 1h16m03s
4.º Alain Duclos (Sherco) + 1h16m35s
5.º Jeremias Esquerre (Speedbrain) + 1h39m29s
6.º Olivier Pain (Yamaha) + 1h50m42s
7.º Kuba Przygonski (KTM) + 1h54m52s
8.º Hélder Rodrigues (Honda) + 2h08m18s
9.º David Casteu (KTM) + 2h23m30s
10.º Cyril Despres (Yamaha) + 2h26m13s

Em destaque

Subir