Nas Notícias

Dados do INE apontam para 416 mil pessoas em situação de desemprego de longa duração

empregoSegundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 416 mil desempregados estão à procura de um novo trabalho há mais de um ano sem sucesso.

No primeiro trimestres de 2012, segundo o INE, eram 416 mil as pessoas que se encontravam em situação de desemprego e buscavam por trabalho há mais de um ano, perfazendo um total de 7,6 por cento, mais de metade dos desempregados em Portugal.

Já o desemprego na camada dos jovens licenciados subiu para perto dos 37 por cento, um aumento de cerca de 24,6 por cento comparativamente ao último ano, o que tem levado muitos destes a abandonarem o país.

Ainda baseado no mesmo estudo, o INE deu a conhecer a taxa de desemprego de muita longa duração (mais de dois anos), a qual aponta para 228 mil desempregados no primeiro trimestre de 2012, onde se verificou uma descida em relação ao último trimestre de 2011, com 249 mil pessoas nesta situação.

Este níveis indicam que algumas pessoas tenham arranjado emprego, outros não e alguns tenham deixado de procurar. Cerca de 17 por cento, independentemente da duração do período em que estão desempregadas, arranjaram trabalho no final do ano passado e outros 14 por cento passaram à situação de inativos.

O estudo conclui que o desemprego em Portugal encontra-se nos 14,9 por cento, conforme o primeiro trimestre de 2012.

Em destaque

Subir