Apresentações/Novidades

Dacia renova o Duster

Embora à primeira vista a segunda geração do Dacia Duster se assemelhe bastante à anterior, a verdade é que mesmo esteticamente o SUV da marca do Grupo Renault foi bastante remodelada, sendo a alteração estética mais visível o novo capô, mais aerodinâmico.

No entanto o novo Duster é muito mais do que uma remodelação do anterior. Está mais equipado e confortável, aproximando-o a esse nível de marcas de maior renome.

O design exterior destaca-se pela suavidade de linhas, mais refinadas que na primeira geração, com a grelha dianteira a ser alargada até aos faróis, que incluem agora uma nova assinatura luminosa, incluindo luzes diurnas LED repartidos em três segmentos. O capô, mais horizontal, possui linhas salientes. A linha de cintura é mais alta, o pára-brisas é mais inclinado e a sua base avançou 100 milímetros, as novas barras de tejadilho em alumínio surgem no prolongamento do pára-brisas, adota a assinatura luminosidade Dacia formada por quadrados vermelhos. As proteções inferiores (dianteira e traseira), com dimensões alargadas, realçam o espírito de evasão do novo Duster, que possui novas jantes de 17 polegadas.

No interior destaca-se uma consola central dotada com um ecrã MadiaNav Evolution, instalado numa posição mais elevada (74 mm), sendo mais acessível e legível (a distância entre os olhos e o ecrã das mais curtas do mercado). No prolongamento da consola destaca-se a nova localização da alavanca do travão de mão, bem como novos espaços de arrumação e o comando 4×4.

Os materiais empregues no interior também merece destaque, quer pela qualidade, quer por serem agradáveis ao toque. O painel de bordo é valorizado por uma superfície mais suave, os painéis das portas integram novos puxadores e apoios de braço em espuma. Os novos estofos em malha 3D em relevo com pesponto, aliam conforto e a modernidade.

A alavanca da caixa de velocidades mais curta, integra inserções em cromada acetinado. O posto de condução foi melhorado, com o comprimento a ser aumentado em 20 mm, para melhorar a retenção.
Espaços para arrumação distribuídos pelo habitáculo, entre eles uma nova gaveta situada sob o banco do passageiro, destacam-se no generoso interior do novo Duster, que possui uma bagageira com uma capacidade de 478 litros na versão 4×2 e 467 litros na variante 4×4.

De resto o novo Dacia Duster conserva as suas competências fora de estrada, com os seus 4,34 metros, 1,80 metros de largura, uma distãncia ao solo elevada de 210 mm, um ângulo de ataque de 30º e de saída de 33º na versão de 4×4, e de 34º na versão 4×2, possuindo um ângulo ventral de 21º.

Em destaque

Subir