A Dacia passou a oferecer na sua gama a opção de caixa de velocidades East-R. Uma transmissão pilotada, associada ao motor a gasolina TCe de 90 cv ao sistema stop & start.
Esta novidade permite uma maior comodidade de utilização, graças à ausência de pedal de embraiagem, passando a estar disponível nos modelos Logan MCV, Sandero e Sandero Stepway no primeiro trimestre do próximo ano.
Associada ao motor TCe 90, a nova caixa de velocidades pilotada Easy-R concilia consumos reduzidos a um maior conforto de utilização e estará disponível a um nível de preço acessível em coerência com os valores da marca Dacia.
O motor TCe 90 Stop & Start, com um binário máximo de 140 Nm, equipado com a caixa Easy-R anuncia consumos em ciclo misto de 4,9L/100km e emissões de CO2 de 109g/km , idêntico às de uma caixa manual.
No entender da marca a introdução da caixa Easy-R responde aos anseios de clientes que procuram uma condução mais suave e mais adaptada ao meio urbano. Isso é conseguido com um elevado conforto de condução.
Esta comodidade resulta da ausência de pedal de embraiagem, com os acionadores eletromecânicos (comandados por um calculador) a substituirem-se ao condutor nos atos de desembraiar, mudar de relação e embraiar.
A caixa Easy-R dispõe de 2 modos de condução : Drive ou Manual (Impulsional). No modo Drive é o calculador que comanda as passagens de caixa em função das informações, como o regime do motor, a velocidade ou o tipo de condução. No modo Manual / Impulsional, é o condutor que efectua as passagens de caixa.
Em termos de consumos e de emissões de CO2 a Easy-R permite valores idênticos ao da caixa manual. E como os acionadores apenas são solicitados para a mudança de relação, o consumo energético da caixa Easy-R é bastante mais reduzido que o de uma caixa automática tradicional.