Nas Notícias

D. José Policarpo: Sociedade não aguenta o que “não tem de ser feito”

jose policarpoD. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, avisa o Governo para os perigos de uma sociedade que vê o poder a “fazer aquilo que não tem de ser feito”. Em entrevista à RTP 1, o cardeal promete que a Igreja está “atenta a quem sofre”.

Numa altura em que se debate a questão dos limites de austeridade e a capacidade da sociedade em aguentar as medidas impostas pelo Governo, o cardeal-patriarca de Lisboa lembra que o “poder não pode fazer o que não tem de ser feito”.

A sociedade “aguenta tudo”, diz José Policarpo, mas o poder não pode fazer “aquilo que não é preciso”, sob pena de serem ultrapassados os limites do suportável pela sociedade portuguesa.

Nesse sentido, alerta D. José Policarpo nesta entrevista ao canal público de televisão, “as linhas de conduta devem ser realistas e prudentes”, sob pena da capacidade de resistência dos portugueses se esgotar.

O cardeal-patriarca promete, por outro lado, que a Igreja Católica cumprirá o papel que se exige, em tempos de crise. “Tem de estar presente, atenta a quem sofre”, realça.

Em destaque

Subir