Mundo

‘Czar’ Vladimir Putin regressa ao Kremlin para a terceira Presidência da Rússia

vladimir_putinVladimir Putin foi empossado, esta manhã, como Presidente da Rússia. Será o terceiro mandato do ‘czar’, depois de quatro anos a fazer de conta que era primeiro-ministro e que Dmitri Medvedev representava a Presidência, dados os limites constitucionais.

O ‘czar’ regressa a um trono que nunca abandonou: Vladimir Putin foi hoje empossado para o terceiro mandato como Presidente da Rússia. O cargo foi desempenhado entre 2000 e 2008, mas a Constituição proibia um terceiro mandato consecutivo, pelo que Putin colocou Dmitri Medvedev na Presidência e, durante quatro anos, foi o primeiro-ministro da federação.

“Juro como Presidente da Federação da Rússia respeitar os direitos e as liberdades do povo e do cidadão”, declarou o antigo líder do KGB, eleito em Março com ‘apenas’ 64 por cento dos votos, depois de ter ganho um sufrágio em que houve 140 por cento de votos.

Os protestos contra a adulteração dos resultados eleitorais foram menores nas últimas presidenciais, mas a tomada de posse fica também marcada pela detenção, na véspera, de mais de 400 manifestantes, incluindo o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, o liberal Boris Nemtsov e um conhecido bloguista, Alexei Navalny.

Em destaque

Subir