Motores

Cyril Després volta a liderar Rota da Seda

DespresRotaSeda5

Cyril Després regressou ao comando do Rali Rota da Seda, disputada que foi a quinta etapa, composta de 568 quilómetros cronometrados e mais 250 em ligação. Uma tirada difícil, onde o anterior líder, Stéphane Peterhansel, sofreu um grande acidente.

Després teve um dia perfeito, em que não cometeu erros e bateu Yazeed Al Rahji por mais de 11 minutos, passando agora a comandar a prova com mais de 14 minutos sobre Sebastien Loeb, seu companheiro de equipa na Peugeot.

Foi uma boa navegação de David Castera e também uma excelente leitura do ‘roadbook’ que permitiu o triunfo Cyril Després nesta dura etapa, onde Sebastien Loeb teve alguns problemas de navegação.

“Foi a primeira vez que participei numa especial tão longa. Este é o verdadeiro rally! A especial foi muito agradável, com muitas mudanças de ritmo no meio da vegetação. Não é algo fácil de gerir, pois tenho que adaptar a minha condução”, afirmou o vencedor no final da tirada.

“Se alguém me tivesse dito esta manhã, partindo do 10º lugar, nós iríamos estar à frente nos últimos 100 km, não iria acreditar. Nós somos maratonistas e, quando a etapa começa a ser longa e difícil, podemos jogar as nossas próprias cartadas. Foi o caso de hoje”, acrescentou Després.

Infelizmente se para uns a etapa foi positiva para outros, como Stéphane Peterhansel, foi madrasta. O Peugeot 2008 DKR n.º 100 capotou ao quilómetro 416, e apesar do piloto nada ter sofrido os danos mecânicos foram enormes.

Classificação após a 5ª Etapa
1.º Cyril Despres/ David Castera (Peugeot) + 9h47m05s
2.º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) +14m22s
3.º Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk (Mini) +14m38s
4.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Min) +15m16s
5.º Aidyn Rakhimbayev/Anton Nikolaev (Mini) +16min04s

Em destaque

Subir