Motores

Cyril Després corre sozinho para a vitória em Pequim

DespresRotaSeda012

Cyril Després corre para a vitória no Rali Rota da Seda, depois de uma 12.ª etapa onde foi o segundo mais rápido mas onde solidificou a sua liderança na prova, pois possui uma vantagem de meia hora sobre o segundo colocado, Yazeed Al-Rahji.

Sebastien Loeb conseguiu finalmente vencer uma tirada, batendo Després por mais de dois minutos, mas infelizmente falhou dois pontos de passagens por alguns metros, acabando por ser penalizado.

Com a penalização de quatro horas que lhe foi atribuída o ex-campeão do mundo de ralis despediu-se de um segundo lugar quase certo, por ‘caiu’ para o 10.º lugar.

“No Controlo de Passagem vimos que nós não tínhamos validado o ‘waypoint’. Andamos às voltas muito tempo à procura do mesmo, pensando que o teríamos validado, mas não foi o caso. Falhámo-lo por 40 metros. Era uma zona delicada, com vários ‘waypoints’ muito perto uns dos outros”, explica Seb Loeb.

LoebRotaSeda12

“É frustrante pois fizemos uma especial muito boa em terrenos difíceis. Abrimos a estrada e o Daniel saiu-se bem na navegação, mas somos estreantes e ainda não conhecemos bem a plena utilização do GPS. Viemos aqui para aprender e demos o nosso mesmo até agora”, desabafou ainda o francês.

Al-Rahji foi o grande beneficiado com o castigo imposto a Loeb, deixando agora todas as esperanças da Peugeot depositada nos ‘ombros’ de Després, já que Stéphane Peterhansel já se tinha atrasado na etapa anterior disputada competitivamente (a 10.ª), uma vez que a 11.ª foi cancelada devido a uma tempestade de areia.

Classificação após a 12.ª etapa
1.º Cyril Despres/David Castera (Peugeot) 27h29m56s
2.ºYazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Mini) + 30m30s
3.ºVladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 49m04s
4.º Harry Hunt/Andreas Schulz (Mini) + 1h41m00s

Em destaque

Subir