Economia

Custos de construção de habitação subiram para 1,7 por cento em abril

As variações homólogas dos custos de construção de habitação e dos preços de manutenção e reparação regular da habitação nova aumentaram 0,2 pontos percentuais em abril, para 1,7 por cento e 2,5 por cento, respetivamente, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a aceleração homóloga do índice de custos de construção de habitação nova foi determinada pela subida de 0,3 pontos percentuais da taxa de variação dos materiais, que se fixou em 1,1 por cento, enquanto o índice referente ao custo de mão-de-obra manteve a taxa de 2,1 por cento.

Em abril, as variações homólogas dos índices para apartamentos e moradias aumentaram ambas 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 1,7 por cento e 1,6 por cento, respetivamente.

No que se refere à evolução do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, resultou da variação homóloga de 2,5 por cento da componente dos produtos (1,3 por cento em março) e de 2,3 por cento da componente serviços (menos 0,2 p.p. em relação ao mês anterior).

Por regiões NUTS II, o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação apresentou em abril taxas de variação homóloga de 3,4 por cento na Área Metropolitana de Lisboa e de 2,6 por cento no Norte, superiores às observadas para o conjunto das regiões do Continente (2,5 por cento).

Segundo o INE, todas as outras regiões apresentaram taxas de variação abaixo da média do Continente, tendo o Alentejo registado a única descida face ao mesmo mês do ano anterior (-0,6 por cento).

Em destaque

Subir