Cultura

Curta-metragem de estreia de Sofia Bost “Dia de Festa” exibida hoje em Cannes

A curta-metragem de estreia de Sofia Bost, “Dia de Festa”, é exibida hoje no Festival de Cinema de Cannes, na Semana da Crítica, uma oportunidade que, para a realizadora, significará “fazer um próximo filme e aceder a financiamento mais facilmente”.

“Dia de Festa”, uma das dez obras da competição de curtas-metragens, é o primeiro filme de Sofia Bost, de 32 anos, fora do contexto escolar.

A seleção para a Semana da Crítica foi recebida pela realizadora “com muito entusiasmo” e “alguma incredulidade, no início”.

“Fiquei muito contente por mim, pela equipa toda, pela Rita Martins, que fez um trabalho incrível como atriz principal, no papel de Mena, e fiquei de certa maneira aliviada, porque percebi que seria possível eu fazer um próximo filme e aceder a financiamento mais facilmente, acho que é essa a principal alegria e a principal consequência desta seleção em Cannes”, afirmou, em declarações à Lusa.

“Dia de Festa”, explicou Sofia Bost, “partiu da premissa de uma mãe que não se consegue sentir feliz no dia de anos da filha, e o processo de escrita foi a descoberta daquilo que estaria por detrás dessa personagem, a Mena”.

O filme tem argumento de Tiago Bastos Capitão, que estudou com Sofia, na faculdade, em Lisboa. “Quando terminei o mestrado, onde fiz alguns exercícios que giravam das relações entre mães e filhas, o Tiago apresentou-me este argumento e achei logo que seria um bom primeiro projeto para mim, um bom primeiro projeto profissional”, recordou.

Depois de “Dia de Festa” e de “Swallows”, filme criado no final do mestrado, em Londres, Sofia Bost planeia já “começar a desenvolver uma ‘longa'”, mas não vai filmá-la “sem antes fazer pelo menos mais uma curta”.

A realizadora falou com a Lusa, ao telefone, a partir de Cannes, para onde partiu há alguns dias, e partilhou que estar no festival de cinema “tem sido uma experiência interessante”.

“Tenho ido a algumas sessões, tenho convivido com os outros realizadores da Semana da Crítica, tanto de ‘longas’ como de ‘curtas’, tenho tido algumas reuniões com produtores e distribuidores internacionais, interessados em fazer coprodução de uma futura ‘longa’, e tem sido uma experiência interessante e rica”, contou.

A Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes termina na quinta-feira.

Além de “Dia de Festa”, naquele programa estará também a curta-metragem “Invisível Herói”, de Cristèle Alves Meira.

Na Quinzena de Realizadores, outro dos programas paralelos de Cannes, será exibida a curta-metragem “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre”, de Gabriel Abrantes.

Em destaque

Subir