Cultura

“Cultura Portugal” em Espanha com Salvador Sobral, Rodrigo Leão e Rui Horta

Salvador Sobral, Rodrigo Leão e Rui Horta são alguns dos nomes que, até ao fim do ano, vão estar presentes na 16.ª edição da mostra “Cultura Portugal” em Espanha, hoje apresentada na Embaixada de Portugal em Madrid.

Esta mostra tem “um impacto concreto e faz com que Portugal e os seus artistas sejam hoje mais conhecidos em Espanha do que há alguns anos atrás”, disse o embaixador Francisco Ribeiro de Menezes, na apresentação hoje realizada.

A 16.ª Mostra da Cultura portuguesa em Espanha tem 60 eventos em todo o país, com 28 atividades a terem lugar na capital, Madrid.

Na área da música, o vencedor do Festival Eurovisão de 2017, Salvador Sobral, vai dar um concerto no Teatro Nuevo Apolo de Madrid, já na próxima semana, a 24 de setembro, acompanhado pelo trio Júlio Resende, André Rosinha e Bruno Pedroso.

Sobral regressa à capital espanhola a 04 de novembro, acompanhado por Júlio Resende, para fechar o Festival de Poesia de Madrid com uma atuação do grupo Alexander Search, de que faz parte, inspirado no heterónimo de Fernando Pessoa.

Poucos dias depois, a 13 de novembro, Rodrigo Leão celebra os seus 25 anos como músico com o concerto “O Aniversário”, no Teatro Nuevo Apolo.

O conhecido Coro Gulbenkian, dirigido por Pedro Teixeira, também faz parte da programação musical da “Cultura Portugal”, com um recital em Madrid, a 05 de dezembro.

A área da dança vai ter uma série de apresentações de Rui Horta, no centro cultural Matadero, na capital espanhola, a partir desta sexta-feira, 21 de setembro.

O coreógrafo e bailarino português começa com a exibição da sua última produção, “Quorum”, realizada a partir da escolha, através de uma “convocatória pública”, de 41 pessoas, que irão criar “uma experiência criativa coletiva”, seguindo-se as criações “Lumen” e “Vespa”.

Portugal será ainda o país convidado da 63.ª edição da Semana Internacional de Cinema de Valladolid, a partir de 20 de outubro, tendo aí uma oportunidade única para apresentar os títulos mais importantes realizados nos últimos anos pelos cineastas portugueses.

Faz ainda parte da mostra cultural portuguesa a exposição “Dentro de mim”, de Helena Almeida, patente na galeria madrilena Helga de Alvear, a partir de 20 de setembro, quinta-feira, onde ficará até 24 de novembro, e “Sou o teu espelho”, da artista plástica Joana Vasconcelos, inaugurada no Museu Guggenheim de Bilbau, em 29 de junho, que irá encerrar em 11 de novembro.

A dupla Musa Paradisíaca, constituída por Eduardo Guerra e Miguel Ferrão, levará a instalação “Casa Animal”, ao Centro Cultural Conde Duque, em Madrid, de 29 de outubro a 22 de dezembro.

No âmbito da mostra decorre igualmente o Festival Portugal Alive, que abre sexta-feira.

Músicos como Best Youth, Bruno Pernadas, Surma, Real Combo Lisbonense, Throes & The Shine, Mísia e Kátia Guerreiro, a soprano Ana Quintans, o Quarteto Quiroga, a escritora Dulce Maria Cardoso, o realizador João Salaviza são outros nomes da programação global da mostra, que mobiliza igualmente artistas como o contratenor espanhol Carlos Mena, o ator e realizador de origem mexicana Carlos García-Bernal e o regente e cravista francês Pierre Hantaï.

O responsável pelo sector cultural da embaixada portuguesa na capital espanhola, Pedro Behran da Costa, explicou que, ao longo dos últimos anos, tem tentado que a mostra “Cultura Portugal” seja uma “mistura entre autores já conhecidos e outros menos conhecidos”.

A programação completa da mostra pode ser consultada em www.culturaportugal.com.

Em destaque

Subir