Mundo

Cubano que violou e matou criança de 9 anos executado nos EUA

cubano executado 210cubano executadoJuan Carlos Chávez foi executado ontem à noite, aos 43 anos, no estado da Flórida, nos EUA. De origem cubana, o homem fora condenado pelo sequestro, violação e assassinato de um menino de 9 anos, em 1995.

Juan Carlos Chávez, um cubano de 43 anos de idade, foi executado ontem à noite no estado norte-americano da Flórida. O homem foi condenado à pena capital por, em 1995, ter sequestrado, violado e assassinado Jimmy Ryce, um menino de 9 anos, numa zona rural de Miami.

Chávez foi o quarto homem em cuja execução foi administrado cloridrato de Midazolam, um fármaco utilizado como sedativo para tornar o condenado inconsciente antes das drogas letais atuarem. Aprovado em setembro do ano passado, o cloridrato de Midazolam veio substituir o barbitúrico pentobarbital, depois do fabricante deste fármaco ter proibido a utilização em penas capitais.

“Nenhum de nós pode julgar os pecados dos outros”, escreveu o homem, antes de ser executado: “duvido que exista qualquer coisa que eu possa dizer que vá satisfazer a todos, ainda mais aqueles que veem em mim nada além do que alguém que merece punição”. Como última refeição, comeu bife com batatas fritas, gelado de morango, frutas e sumo de manga.

A defesa do condenado ainda tentara recorrer, a 6 de fevereiro, alegando que a inclusão do cloridrato de Midazolam no lote da injeção letal é “um castigo cruel” e, por isso, viola a Constituição. O recurso falhou, apesar do parecer de uma organização sem fins lucrativos, o Centro de Informação sobre a Pena de Morte, que colocava em causa a eficácia do sedativo.

De acordo com o Departamento de Prisões da Flórida, Juan Carlos Chávez foi a 82.ª pessoa a ser executada no estado desde o reestabelecimento da pena capital, em 1976.

Em destaque

Subir