Economia

CTT pagam 57 milhões aos acionistas com os 27 milhões de lucros

Os CTT, envoltos em polémica pelo encerramento de balcões, vão pagar muito bem aos acionistas. Serão entregues 57 milhões de euros, apesar dos lucros terem sido ‘apenas’ 27 milhões.

Os números foram hoje dados a conhecer pelo presidente, Francisco Lacerda, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2017.

Os acionistas vão receber um ‘payout’ de 208 por cento, ou seja, mais do dobro dos lucros alcançados pela empresa.

Em 2017, esse ‘payout’ tinha sido de 116 por cento, quando os lucros atingiram os 62,2 milhões de euros.

No ano passado, os lucros do CTT foram de 27,3 milhões de euros. Aos acionistas, serão pagos 57 milhões.

“Os CTT têm uma estrutura financeira sólida, não se endividam para pagar dividendos. Havia um compromisso público e é isso que é cumprido”, justificou Francisco Lacerda.

Ficou, porém, o aviso: “No futuro, será de outra forma. Os CTT já fizeram saber que a empresa vai regressar à política de remuneração accionista anterior, baseada numa percentagem do resultado líquido gerado anualmente”.

Os lucros dos CTT até caíram 56,1 por cento. Os analistas esperavam um valor a rondar os 30,6 milhões, mas a empresa ganhou 27,3 milhões.

Lucros de 27 milhões e pagamentos de 57 milhões quando o Plano de Transformação Operacional, a realizar em três anos, antecipa uma saída de 800 trabalhadores e o encerramento de 19 estações de serviço postal (inicialmente, eram 22).

Em destaque

Subir