No âmbito do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha Portuguesa associou-se ao projeto ‘One Day on Earth’, para participar numa iniciativa sem precedentes, que documenta um dia na vida da maior rede humanitária do mundo e demonstra o poder dos indivíduos para fazer a diferença.
Este evento global terá lugar no dia 11 de novembro de 2011 (11/11/11) e será construído sobre o sucesso do empreendimento da filmagem de “One Day on Earth” em 2010, no qual participaram todos os países do mundo.
A comunidade online em expansão www.onedayonearth.org, representada por milhares de vídeografos e fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo, será convidada a filmar os colaboradores e voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em ação, bem como as pessoas em geral que estão empenhadas em ajudar os outros.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) esperam mobilizar os seus colaboradores e alguns dos seus 13 milhões de voluntários para a participação neste dia de filmagem.
“A cada minuto de cada dia na Terra, existe um voluntário ou trabalhador da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho que está lá fora a ajudar alguém que precisa. Não passa um minuto sem que o nosso Movimento esteja em ação. Pensamos que seria fascinante fazer uma reportagem deste trabalho num único dia”, diz Anna Nelson, da área de projetos estratégicos de comunicação do CICV.
Algumas imagens serão usadas num pequeno vídeo a ser produzido pela organização ‘One Day on Earth’ até ao final deste ano, intitulado ‘O Poder da Humanidade’. O evento de filmagem do ano passado que teve lugar a 10/10/10, resultou em 3000 horas de vídeo partilhado, atualmente a ser editado para se tornar um filme de longa metragem.
Ao juntar a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, a ‘One Day on Earth’ pretende expandir a sua cobertura diversificada e obter uma melhor visão sobre as revoltas e os desafios humanitários que têm surgido nos últimos anos – desde a violência no Médio Oriente e no Norte de África até à crise alimentar no Corno de África.
O projeto ‘One Day on Earth’ teve início há três anos, em setembro de 2008, para criar um evento mediático global único onde milhares de participantes filmassem em simultâneo por 24 horas. Desde então, tem crescido com uma comunidade de base de cineastas internacionais, incluindo amadores, criativos, professores e colaboradores de organizações sem fins lucrativos e instituições de solidariedade.
As filmagens e fotografias efetuadas no dia 11/11/11 estarão disponíveis numa livraria online, que Litman descreve como uma “cápsula do tempo para o mundo inteiro compreender-se melhor a si próprio”. Os organizadores também pretendem utilizar os resultados desta parceria numa longa metragem.