Motociclismo

Crutchlow torna-se no primeiro britânico a vencer no MotoGP em mais de 30 anos

CrutchlowRepCheca3

Cal Crutchlow pode tripular uma Honda privada da equipa LCR, mas este domingo provou ter os argumentos certos para se tornar no primeiro britânico a vencer uma prova da categoria ‘rainha’ do motociclismo mundial nos últimos 35 anos.

O inglês tirou partido de uma escolha de pneus acertada para as condições do circuito de Brno, que mais uma vez recebeu o Grande Prémio da República Checa de MotoGP.

Crutchlow arrancou apenas de um pouco significativo 15.º lugar da grelha de partida, mas isso pouco ou nada importou na corrida, já que a pista checa se apresentou húmida, depois da chuva caída durante a prova de Moto 2.

E não obstante Marc Marquez largar da ‘pole position’, a opção de montar pneus duros à frente e atrás na Honda de Cal Crutchlow revelou-se certeira, como se já não bastasse o facto do piloto catalão ter arrancado mal.

MarquezRepCheca3

Nessa fase inicial foi Jorge Lorenzo e Andrea Iannone que lideraram o pelotão, mas não tardou a que tanto o campeão do mundo como Valentino Rossi começassem a perder posições, mostrando o pouco à vontade das Yamaha oficiais paras condições do traçado de Brno.

Iannone e o seu companheiro de equipa na Ducati, Andrea Dovizioso, ainda se mantiveram algum tempo no comando das operações, mas não por muito tempo. Vindo de trás Cal Crutchlow foi passando todos os adversários, que se debatiam com os pneus macios da Michelin.

Valeu a Rossi e a Marquez pouparem os seus pneus para limitarem os danos e acompanharem Crutchlow num pódio que tão cedo o britânico e a LCR não vão esquecer.

Jorge Lorenzo não seguiu a estratégia do seu companheiro de equipa e deu-se mal ao optar por trocar de moto, terminando num distante 17.º lugar e ficando ‘em branco’ em termos de campeonato.

RossiRepCheca2

Classificação
1.º Cal Crutchlow (Honda) 47m44,290s
2.º Valentino Rossi (Yamaha) + 7,298s
3.º Marc Marquez (Honda) + 9,587s
4.º Loriz Baz (Ducati) + 12,558s
5.º Hector Barbera (Ducati) + 13,093s
6.º Eugene Laverty (Ducati) + 13,812s
7.º Danilo Petrucci (Ducati) + 23,414s
8.º Andrea Iannone (Ducati) + 24,562s
9.º Maverick Viñales (Suzuki) + 24,581s
10.º Tito Rabat (Honda) + 37,131s

Em destaque

Subir