Cultura

Croácia é a seleção dos ‘ić’ e isso tem uma explicação

A Croácia vai disputar pela primeira vez uma final do Campeonato do Mundo e, entre as mais variadas características que os seus jogadores têm, existe algo em comum quase em todos os seus jogadores, tal como na população croata, que chama a atenção – o facto de os seus nomes terminaram em ‘ić’. Sabe o que significa aquilo que os portugueses pronunciam simplesmente por ‘itch’? Fique a saber.

Desde logo, uma evidência: 15 dos 23 jogadores croatas convocados para este Mundial têm ‘ić’ como sufixo no nome.

Danijela Pavičić é professora de croata e, quase sem surpresa, também ela tem ‘ić’ no nome, já que isso é comum no país por significar “filho de”.

Esta docente revela, em entrevista ao jornal Globo do Brasil, que o ‘ć’ não é um c como se conhece na língua portuguesa mas, sim, uma letra com ‘vida’ própria no alfabeto latino usada na Croácia.

E eles usam-na por serem um país de maioria católica, ao contrário dos eternos ‘rivais’ sérvios que são de maioria ortodoxa (usam o alfabeto cirílico).

Daí que seja tão frequente o ‘ć’ com um i antes, originando o tal ‘ić’.

No fundo, por exemplo, expressar Luka Modrić quer dizer Luka filho de Modr, tal como Mario Mandžukić é Mario filho de Mandžuk.

A terminação ‘ić’ começou a ser usada quando as pessoas se conheciam por ‘fulano filho de’ e, ao longo dos tempos, o ‘ić’ foi-se tornando habitual, tal como hoje conhecemos.

Eis os jogadores croatas orientados por Zlatko Dalić cujo nome termina em ‘ić’.

Dominik Livaković, Nikola Kalinić, Danijel Subašić, Ivan Strinić, Josip Pivarić, Ivan Rakitić, Mateo Kovačić, Luka Modrić, Marcelo Brozović, Filip Bradarić, Ivan Perišić, Andrej Kramarić, Nikola Kalinić, Mario Mandžukić, Ante Rebić.

A carreira da Croácia no Mundial’2018 tem sido um verdadeiro conto de encantar aos quadradinhos que poderá ter um final feliz para o país dos balcãs, em caso de triunfo sobre da seleção dos ‘ić’ sobre os gauleses.

Veja um momento em que os ‘ić’ (filhos de), no caso, dos jogadores croatas se divertiam no final da meia-final que ganharam contra a Inglaterra:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=7486WWRRAS68

Em destaque

Subir