Nas Notícias

Critério de certidões aplicado para evitar expulsão de históricos no PSD

psd 210psd bigAlguns dos militantes do PSD que apoiaram outras candidaturas autárquicas não vão ser expulsos do partido. O Conselho de Jurisdição optou pelo critério dos nomes registados em certidões, o que ‘iliba’ históricos como Miguel Veiga, Arlindo Cunha e António Capucho.

Vários militantes que já desempenharam cargos de relevo dentro do PSD não vão ser expulsos do partido, apesar de terem violado os estatutos e apoiado candidaturas rivais nas autárquicas de setembro. Históricos como Miguel Veiga e Arlindo Cunha foram ‘ilibados’ por terem prestado um apoio nas comissões de honra, as quais não fazem parte das listas eleitorais.

Assim decidiu o Conselho de Jurisdição (CJ) do PSD, levantando a suspensão dos militantes que apoiaram adversários dos sociais-democratas mas cujo nome não consta nas certidões entregues em tribunal como integrantes das listas ou subscritores das mesmas. “São largas dezenas de militantes no Porto e em Gaia, embora estes sejam nomes mais mediáticos”, argumentou ontem à noite o o presidente do CJ, Calvão da Silva, citado pela Lusa.

Entre esses nomes “mediáticos” constavam os de Miguel Veiga, Arlindo Cunha, Valente de Oliveira e António Capucho, entre outros que apoiaram as lista de Rui Moreira sem a integrarem. Faltava “uma prova certa e segura” para que o CJ pudesse aplicar a expulsão, em condições de igualdade para todos os militantes, pelo que os processos cujos nomes não constam nas certidões foram levantado.

“Apenas apoiante era muito vago, porque alguém disse que viu a pessoa num comício? Isso levaria anos”, justificou Carlão da Silva, explicando que, para já, a medida só abrangeu os militantes de Porto e Gaia: “um dos relatores já tinha feito um trabalho de triagem relativamente a Porto e Gaia e apercebeu-se que havia nomes sobre os quais pendiam queixas, mas que não constavam nas listas entregues nos tribunais”.

Se históricos como Miguel Veiga e Arlindo Cunha podem continuar a ser militantes, a situação de António Capucho é mais delicada: o ex-presidente da Câmara de Cascais ficou livre da suspensão no Porto, mas é alvo de outros processo em curso: foi candidato à Assembleia Municipal de Sintra na lista do independente Marco Almeida.

“Essa parte continua, há imensa gente que participou nas listas adversárias e que estamos a ouvir. Agora enquanto apoiantes há um conjunto de nomes que não são abrangidos pelo critério que definimos”, reforçou o presidente do CJ, que reuniu na terça-feira.

Em destaque

Subir