Nas Notícias

Cristo Rei ‘Azul’ ilumina caminhada noturna de jovens com diabetes

diabetes Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, no dia 14 de novembro, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, às 21h00, uma caminhada noturna pelos miradouros de Lisboa, com vista para o Cristo Rei ‘Azul’, monumento que será iluminado com a cor que identifica a imagem da doença a nível mundial.

“Para além do percurso interessante e da vista já de si fantástica, os participantes podem desfrutar de um símbolo do nosso País banhado a luz azul” informa Carlos Neves, presidente da AJDP.

A campanha ‘Blue Monuments Challenge’, da International Diabetes Federation, consiste em iluminar de azul edifícios ou monumentos icónicos de cada País.

A AJDP juntou-se ao Santuário do Cristo Rei e garantiu que o monumento estará banhado de luz azul no Dia Mundial da Diabetes.

Inserida nas atividades promovidas no âmbito da Semana da Diabetes, a AJDP junta-se à CliVip e à WeGo Adventures para realizar uma caminhada noturna onde jovens com diabetes, familiares e amigos se reúnem para percorrer caminhos urbanos da cidade de Lisboa, numa viagem pelos miradouros do Castelo, da Graça, da Nossa Senhora do Monte, de S. Pedro de Alcântara e do Adamastor.

O ponto de partida é junto ao Cais das Colunas, na Praça do Comércio, às 21h00. Esta caminhada representa um nível de dificuldade médio, com uma duração prevista de 2h30.

O presidente da AJDP acredita que “esta atividade é um momento completo, pois envolve os participantes com o lado mais cultural da cidade, num momento de partilha de experiências, e, ao mesmo tempo, promove hábitos para uma vida saudável através do desporto nos jovens com diabetes”.

Carlos Neves explica que “o desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia”.

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas deixa de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

A diabetes tipo 2, mais predominante, é caraterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários.

Estima-se que em Portugal 13 por cento dos indivíduos tem diabetes, embora quase metade dos casos não esteja diagnosticado.

A diabetes tipo 1 afetava, no ano passado, 3262 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008, segundo dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2014.

Em 2013 foram detectados cerca de 18 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre 0-14 anos.

Em destaque

Subir