Nas Notícias

“Em Cristo não há nada de homossexual”, diz o cardeal patriarca

“Em Cristo não há nada de homossexual”, diz o cardeal patriarca, em declarações aos jornalistas, à margem da conferência episcopal, que analisou um ‘guia’ para o ingresso nos seminários. “Alguém que tenha essa tendência homossexual (…) não deve enveredar pelo sacerdócio”, realça D. Manuel Clemente. E se um jovem com esta orientação quiser ser padre? “É melhor não”, afirma.

Os jovens que apresentem tendências homossexuais “não devem ingressar nos seminários”, defende o cardeal patriarca de Lisboa.

“Tem havido sucessivos documentos por parte da congregação para o clero, nesse sentido, desaconselhar vivamente, para não dizer proibir, que um jovem que manifeste essa orientação sexual ingresse no seminário”, defendeu.

“Para ele e para o que viesse a seguir seria sempre muito melindroso. É melhor não avançar. Não só é melhor, como é totalmente desaconselhável”.

O cardeal patriarca de Lisboa sugere mesmo que há uma incompatibilidade entre aquela orientação sexual e a Igreja.

“Alguém que tenha essa tendência homossexual não deve ser posto numa situação em que seria mais melindroso do que já é. Por isso, não deve enveredar pelo sacerdócio. É o sacramento de Cristo pastor. E em Cristo não há nada de homossexual”, salienta.

Em destaque

Subir