Nas Notícias

Cristina Branco fecha ano com Camané e Manuela Azevedo no CCB

cristina pinto fado 400 Camané e Manuela Azevedo são convidados de Cristina Branco para o concerto que fecha a digressão deste ano do seu disco mais recente, ‘Idealist’, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, dia 11 de dezembro. Há já experiências felizes de duetos de Cristina Branco com Camané, designadamente na interpretação de ‘Margarida’, de Mário Laginha; a colaboração de Cristina com a vocalista dos Clã é menos frequente, com apenas um encontro, precisamente no CCB, por alturas da carta branca dada a Carlos Tê, em junho de 2011.

Além dos dois cantores convidados, o concerto no CCB contará com a presença do pianista João Paulo Esteves da Silva, um dos compositores mais requisitados por Cristina para os seus últimos discos e seu acompanhante em projectos como o das canções de Cole Porter, do guitarrista Mário Delgado e do baterista Alexandre Frazão, instrumentistas que colaboraram com a cantora no projeto ‘Abril’, construído em torno de canções de José Afonso.

“Foram 18 anos, desde o primeiro palco improvisado até hoje”, lembra Cristina Branco, que se escusa a fazer “mais uma vez a elegia da cantora”, lembrando antes “um desfile de gente que cruzou” os seus passos. “Sim, continuo e trago gente linda, talentosa, comigo”, refere Cristina Branco.

Na gente talentosa que estará no Grande Auditório do CCB incluem-se, naturalmente, os seus companheiros habituais Ricardo Dias (piano), Bernardo Couto (guitarra portuguesa) e Bernardo Moreira (contrabaixo), que quase dispensam apresentações: ‘Falar deles seria falar de mim; eles são a derme, sabem o ar que respiro e como respiro’, remata Cristina Branco.

Este concerto, que parte de um convite do Museu do Fado e integra o ciclo ‘Há Fado no Cais’, culmina a longa digressão de 2014, com mais de oito dezenas de concertos de apresentação de ‘Idealist’, iniciada em meados de Janeiro passado no México e que passou por salas de quinze países.

Em destaque

Subir