Nas Notícias

Cristiano Ronaldo continua sem tatuagens para poder dar sangue

Não é nenhum segredo bem guardado. Aliás, é bem conhecida a razão desta particularidade de Cristiano Ronaldo. No entanto, a razão é nobre, vale sempre a pena reincidir na ‘notícia’: Ronaldo continua sem tatuagens ou piercings para poder dar sangue.

Certamente já reparou: Cristiano Ronaldo não tem qualquer tatuagem ou piercing, apesar de ser muito comum aos jogadores de futebol recorrerem a esta forma de arte e pintarem o corpo – menos comum é o uso de piercings.

O internacional português mantém o corpo ‘limpo’, sem uma única tatuagem ou adereço que implique perfuração. E fá-lo por uma razão nobre: só assim pode ser dador de sangue.

Segundo um artigo da Visão, que cita a imuno-hemoterapeuta Gracinda de Sousa, da direção do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), “há agulhas que violam a integridade da pele e existe sempre a hipótese de encontrarem vasos sanguíneos e de os perfurar, transmitindo, assim, um eventual vírus”.

De acordo com o protocolo do IPST, é necessária uma quarentena preventiva. Um dador que tenha feito uma tatuagem ou posto um piercing só poderá dar sangue quatro meses depois.

Nesse sentido, tatuar o corpo e doar sangue é uma incompatibilidade. E Cristiano Ronaldo prefere continuar a sua missão nobre. Duas vezes por ano, dá um pouco de si para ajudar os outros. É o espírito solidário do internacional português, sempre presente.

Em destaque

Subir