Nas Notícias

Crise provoca quebra de 36 toneladas nas doações de alimentos ao Banco Alimentar

banco alimentarO Banco Alimentar recolheu, durante o fim de semana, 2914 toneladas de alimentos, que vão começar a chegar a mais de 370 mil pessoas a partir da próxima semana. A campanha deste ano ficou 36 toneladas abaixo da recolha de novembro de 2011.

A campanha de recolha de alimentos promovida, sábado e domingo, pelo Banco Alimentar (BA), em 1668 superfícies comerciais, permitiu recolher 2914 toneladas de bens. Foram menos 36 toneladas do que na campanha do ano passado, com a agravante do número de destinatários ter aumentado.

No balanço da iniciativa, a presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, afirmou que os resultados “ultrapassaram todas as expectativas”, dado que o ponto de partida era “a significativa deterioração das condições económicas e, em particular, da contração do rendimento disponível das famílias portuguesas”.

“As quantidades recolhidas e o número recorde de voluntários envolvidos mostram quanto [os portugueses] são solidários e sabem distinguir o essencial do acessório, dando, apesar da crise que afeta muitas famílias, uma resposta clara de inconformismo e de disponibilidade para ajudar a minorar as dificuldades daqueles que mais precisam”, argumentou.

Com quase 3000 toneladas de alimentos recolhidas, a campanha demonstrou que “não tem, ao nível da dimensão, qualquer paralelo” em Portugal, movimentando mais de 38 mil voluntários na recolha, transporte, pesagem e separação dos produtos. “Quando acreditam e confiam nos projetos, os portugueses dizem ‘presente’, conforme tem sucedido sucessivamente com os Bancos Alimentares contra a Fome desde há mais de 20 anos”, sublinhou Isabel Jonet.

“A partir da próxima semana”, segundo nota do BA, os alimentos começam a ser enviadas para 2373 instituições de solidariedade social, as quais os entregam “a cerca de 373 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”.

Apesar da pequena queda de 36 toneladas nas doações, há ainda mais pessoas a serem apoiadas por esta iniciativa. Em novembro de 2011, os resultados da campanha foram enviados para 2047 instituições, que apoiaram 329 mil pessoas.

Terminados os dois dias de recolha de bens alimentares, as campanhas do BA continuam na internet, em http://www.alimentestaideia.net, e em lojas que disponibilizam a “Ajuda vale”, uma senha cuja compra implica o envio do conteúdo, por parte da superfície comercial, para o BA. Estas duas iniciativas prolongam-se até domingo.

Em destaque

Subir