Economia

Crise na pátria do petróleo: Arábia Saudita cancela projetos de 266 mil milhões de dólares

Até a pátria dos ‘petrodólares’ está em crise. A Arábia Saudita acaba de anunciar o cancelamento de projetos orçados em 266.700 milhões de dólares, 400 vezes o custo dos estádios construídos em Portugal para o Euro 2004.

Os sinais não eram novos: o país que se tornou rico pela extração ‘fácil’ de petróleo (é o maior produtor mundial) já andava a demorar (mais de seis meses) a pagar as dívidas ao setor privado.

Só que a cotação do ‘ouro negro’ tem vindo a cair nos últimos anos e o dinheiro começou a ser um problema na Arábia Saudita, algo impensável na economia mais influente do Médio Oriente.

Algunas analistas já tinham antecipado um corte nos investimentos. Ainda em setembro, um especialista citado pela Reuters adiantava que estava iminente um corte de 21 mil milhões de dólares.

De acordo com a mesma fonte, é esse valor que a Arábia Saudita deve só aos privados do setor da construção.

Hoje, a agência noticiosa do reino revelou que os cortes vão mesmo avançar: só que, em vez dos esperados 21 mil milhões, serão na ordem dos 266 mil milhões de dólares (mais de 243 mil milhões de euros).

Para melhor percepção da grandeza destes números, saliente-se que só a construção dos estádios para o Europeu de 2004, em Portugal, custou 665 milhões, ou seja, os cortes no investimento saudita são 400 vezes superiores.

O Conselho de Desenvolvimento Económico, o organismo saudita que gere o investimento público, insistiu que não será cortado qualquer projeto destinado a impulsionar a economia do reino ou que seja fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos.

Face à contínua queda da cotação do petróleo, o Orçamento de Estado para 2017 é um motivo de preocupação para a Arábia Saudita após dois anos consecutivos em que conseguiu escapar à crise.

Em destaque

Subir