Nas Notícias

Crise do Sporting e morte de Sousa Franco são casos semelhantes, escreve economista

Vera Gouveia Barros escreveu hoje um artigo de opinião com elevada dose de controvérsia. A economista comparou a crise do Sporting aos incidentes da lota de Matosinhos em 2004, que custaram a vida de Sousa Franco.

Recuemos 14 anos. Numa ação de campanha do PS, a quatro dias das eleições Europeias e a três do início do Euro’2004, as ‘claques’ socialistas de Narciso Miranda e Manuel Seabra envolveram-se em confrontos.

O cabeça de lista do PS às europeias, Sousa Franco, foi vítima desse aperto. Saiu da lota de Matosinhos com vida, mas entrou morto no Hospital Pedro Hispano, na sequência de um ataque cardíaco.

A polémica morte de Sousa Franco foi hoje evocada por Vera Gouveia Barros, que num artigo de opinião para o Eco comparou a crise do Sporting aos incidentes na campanha para as Europeias de 2004.

“Na substância, os acontecimentos desta semana em Alcochete não diferem dos da lota de Matosinhos”, sustentou a economista.

E o que levou Vera Gouveia Barros a tão controversa opinião?

Ambos os casos “são fruto de um país que, volvidos mais de 40 anos, ainda não aprendeu a ser democrático na acepção mais genuína da palavra”.

“Lida mal com o pluralismo, confunde crítica com ataque pessoal e é incapaz de ter um debate centrado nas ideias e no esgrimir de argumentos. Infelizmente, as claques e a sua violência não estão confinadas aos complexos desportivos”, reforçou.

Sobre as agressões em Alcochete, a autora fez questão de as condenar, usando para tal as declarações do presidente do Sporting.

“Bruno de Carvalho disse que tínhamos de nos habituar a que o crime faz parte do dia a dia. Não, não temos. Não podemos, aliás”.

A concluir, Vera Gouveia Barros escreveu que a sociedade portuguesa não se pode habituar ao ‘dia a dia’ da “corrupção, inimputabilidade, pobreza, discriminação, ataques à liberdade de expressão e, de um modo geral, a tudo quanto acharmos que não deveria suceder”.

Como curiosidade, recorde-se que o número dois na lista socialista às Europeias de 2004 era António Costa, o atual secretário-geral do PS e primeiro-ministro.

Em destaque

Subir