Mundo

O crime da década: Gaivotas atacam passageiros no interior do comboio

gaivota no comboioAcredita que um homem atiçou duas dezenas de gaivotas contra os passageiros que seguiam no interior de um comboio? Uma amiga de Chris Harrigan testemunhou “o crime da década” e vários jornais australianos deram a conhecer um incidente que… não aconteceu.

Este foi “o crime da década”, segundo Chris Harrigan, e está a agitar as redes sociais e os jornais da Austrália.

Deixemos este jovem contar o incidente tal como a amiga lhe contou: “Ela ia apanhar o comboio em Frankston e enquanto esperava viu um homem sentado com um saco de peixe frito e batatas fritas. Não estava a comer, parecia estar a arejar o saco”.

O mistério adensa-se: “Várias gaivotas foram atraídas pelo cheiro e o homem, em vez de as enxotar, começou a chamá-las com as batatas fritas. Atirava uma de vez em quando, mantendo-as por perto. A certa altura o bando já tinha mais de 20 gaivotas, um pequeno exército. Ele atirava uma batata de vez em quando para as manter interessadas, mas não saciadas. Era frustrante e as aves começavam a ficar zangadas”.

Foi então que o impensável aconteceu: “O comboio chegou e as pessoas entraram, mas o tal homem ficou na estação. Quando o comboio ia fechar as portas… Aconteceu. Ele atirou o saco com o peixe e as batatas para a carruagem e as gaivotas foram atrás. As portas fecharam-se. Foi o pandemónio”.

“A paragem seguinte ficava a cinco minutos de viagem”, concluiu Chris Harrigan.

O “crime da década” rapidamente se tornou viral, em especial quando uma agência noticiosa a reproduziu, levando a que vários jornais citassem “o ataque das gaivotas” numa das mais movimentadas linhas de comboio de Melbourne.

“A empresa revelou que não vai comentar o incidente até apurar mais detalhes sobre o sucedido”, fechava a peça da APP.

Mas vai ser impossível apurar os detalhes de um incidente que… não é real.

Alguns internautas perderam tempo nas ‘caves’ da internet e descobriram que histórias semelhantes já ‘aconteceram’ em anos anteriores, tendo alguns partilhado fotos de gaivotas no interior de comboios registadas em 2012 e 2013.

O mito urbano tornou-se no assunto do momento na Austrália, com a guerra entre os crentes e os céticos nas redes sociais e os jornais a tentarem explicar como relataram um incidente que não aconteceu.

Em destaque

Subir