Mundo

Crianças representam mais de metade dos refugiados do mundo

O número de refugiados no mundo é de 22,5 milhões, comunicou esta quinta-feira o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Mais de metade deste número diz respeito a crianças. O número de crianças sozinhas, sem família, está também a aumentar.

O responsável de proteção do ACNUR, Volker Tukur, comunicou hoje a existência de 22,5 milhões de refugiados em todo o mundo, um número que não inclui todas as categorias que aquela agência tem como missão proteger.

A situação é ainda mais preocupante no que diz respeito a crianças que, para além do vasto número de refugiados, o número de crianças completamente sozinhas, sem responsáveis ou família, continua em crescimento.

No ano passado, 64 mil crianças sozinhas e separadas das famílias foram detidas nas proximidades das fronteiras entre os Estados Unidos e o México, ao passo que foram totalizadas mais de 2,4 milhões de crianças sírias refugiadas. Também um milhão fugiu do Sudão do Sul.

Noutro contexto, Volker Tukur teceu críticas à forma como os refugiados são facilmente catalogados, como terroristas ou criminosos, com recurso a uma determinada linguagem e a insultos.

O responsável no ACNUR denunciou ainda violações das normas internacionais sobre refugiados, sendo os ataques militares ou deportações de famílias para lugares onde as suas vidas correm perigo, como as situações mais graves.

Em destaque

Subir