Nas Notícias

Crianças com e sem autismo ligadas pela música

autismoautismo 600Um evento solidário que reverte para a Associação INAUTISMO realiza-se no próximo fim de semana, no qual “diferentes” crianças vão partilhar várias terapias: Musicoterapia, Reiki, Massagem Ayurvédica, Fun Yoga, Zumba

O Colégio CLIP vai usar a música para ajudar as crianças com autismo. E promove uma iniciativa solidária, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a partir das 10 horas, que reverte totalmente a favor da Associação INAUTISMO e que junta instrumentos, dança e jogos para mostrar as inúmeras vantagens do estímulo das emoções através dos sons.

“Desconectadas ou ausentes” são alguns dos termos mais comuns quando se fala de crianças com perturbações do especto do autismo. Serão assim tão ausentes e desconectadas do mundo? Um fim de semana de inclusão e desconstrução, onde a música, a dança, as massagens, o reiki, a construção de instrumentos recicláveis, os jogos de computadores, os concertos de bandas, entre muitas outras terapêuticas, serão usadas em simultâneo de forma a estimular as crianças com autismo.

A iniciativa conta com os professores e com os alunos do CLIP que organizarão dois megas concertos “CLIP Music Teachers & Friends” e as “Bandas Teen Pop Rock”. A apresentação fica a cargo do ator Tiago Castro.

A Escola de Música do Porto e o Grupo CMusica de Perafita, também, estarão presentes nesta iniciativa.

As diferentes salas do CLIP foram adaptadas para as brincadeiras e para receber as crianças e os pais, na sua maioria ansiosos e à procura de “soluções”.

A música é considerada como um meio de expressão não verbal, é um tipo de linguagem que facilita a comunicação e a exteriorização de sentimentos, permitindo às crianças descobrir e redescobrir o que há no seu interior e partilhá-lo com os seus pares.

Vendo, ouvindo e tocando é o objetivo deste fim de semana dedicado à música. O número de inscrições em cada uma das “terapias” é limitado, para que o objetivo seja possível de atingir: a emoção e a aprendizagem de sentidos e sentimentos.

Em destaque

Subir