Nas Notícias

Crianças bilingues serão mais inteligentes na idade adulta, sugere estudo

biberao As crianças que aprendam a conviver com duas línguas apresentarão, na idade adulta, um QI mais elevado, conclui um estudo realizado pela Universidade Nacional de Singapura, em parceria com o Instituto de Ciências Clínicas. O ambiente bilingue estimula as crianças a desenvolver mais aptidões cognitivas, em comparação com a atmosfera monolingue.

O seu filho bebé costuma ouvir várias línguas, no seio familiar? É bem provável que seja mais inteligente, segundo conclui um estudo realizado pela Universidade de Singapura e pelo Instituto de Ciências Clínicas.

De acordo com este trabalho, ambiente bilingue estimula as crianças a desenvolver mais aptidões cognitivas, comparativamente com a atmosfera monolingue.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram 114 bebés com seis meses de vida, que foram estimulados com imagens de diferentes animais: lobos e ursos.

Os ‘bebés bilingues’ – aqueles que estão mais familiarizados em ouvir duas línguas – ficaram fartos de cada uma das imagens do que os ‘bebés monolingues’.

Ora, este facto, comprovado em estudos anteriores, sugere um desenvolvimento precoce desses bebés, já que apenas em idade pré-escolar se verifica uma facilidade de ficar farto de um objeto ou realidade.

Ao mesmo tempo, os bebés que se habituaram a ouvir duas línguas processam a informação de forma mais rápida.

Um dos autores do estudo, Leher Singh, salienta que a realização deste tipo de estudos fica limitada em crianças com esta idade.

Mostrar imagens é a forma mais eficaz de ‘sentir o pulso’ à capacidade cognitiva dos bebés.

E este estudo conseguiu determinar diferenças bem evidentes.

Em destaque

Subir