Nas Notícias

Criança de 12 anos recebe medalha no INEM por salvar mãe em coma

inem1Luís Rodrigues viu a sua progenitora sem qualquer reação e teve sangue frio para descrever detalhadamente os sintomas ao assistente telefónico do INEM. Chamada salvou a vida da mulher e o Instituto Nacional de Emergência Médica prestou-lhe agora uma pequena homenagem.

Tudo aconteceu a 8 de maio passado. Luís Rodrigues preparava-se para ficar mais um fim de semana com a mãe. Com os pais separados, o jovem vive toda a semana com o seu pai.

Faltavam cerca de 15 minutos para a uma da manhã quando o INEM recebeu a chamada de Luís. O jovem falava calmamente e informava o serviço de emergência que a sua mãe não tinha qualquer reação: “Não fala nem respira”, terão sido algumas das informações que Luis deu por telefone ao assistente.

A chamada durou cerca de dois minutos, tempo suficiente para os responsáveis perceberem que se tratava de uma situação urgente.

No chão, imóvel, Celsa Dantas, de 43 anos, diabética e dependente de insulina, tinha desmaiado e entrado em coma. Os serviços do INEM, graças à chamada calma do filho, chegaram rápido à residência e tudo acabou da melhor forma.

Agora, o Instituto Nacional de Emergência Médica congratulou Luis Rodrigues pelo seu ato que, afirmam os responsáveis, salvou a vida da sua progenitora.

O jovem recebeu agora a medalha de ‘Cidadão Exemplar’. Embora Celsa esteja orgulhosa, Luis acaba por afirmar que agiu de forma “normal”.

O assistente do INEM, que atendeu a chamada do jovem, diz que a calma do rapaz ajudou o serviço a perceber que se tratava de uma situação real, e não de mais uma brincadeira.

Em destaque

Subir