Economia

Cresce 1,1 por cento: Economia inverte tendência de queda com dois anos e meio

economia-recuperacaoA economia portuguesa cresceu no segundo trimestre, adianta o Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta uma inversão da tendência de queda que se assinalava há dois anos e meio. Naquele período, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,1 por cento, em comparação com o trimestre anterior.

De acordo com uma estimativa rápida do INE, nas Contas Nacionais Trimestrais, que analisam o PIB no segundo trimestre de 2013, há um crescimento superior a um por cento, o que representa uma inversão da degradação da economia portuguesa, que se verifica há dois anos e meio.

Estes sinais de vida da economia nacional assentam numa redução mais ligeira do Investimento e um aumento muito expressivo das exportações.

No entanto, numa comparação homóloga, que compara os segundos trimestres de 2012 e 2013, verifica-se uma descida, de dois pontos percentuais.

“Esta estimativa rápida incorpora revisões na informação de base utilizada, nomeadamente os dados mais recentes do comércio internacional de bens, com revisões em termos nominais e ao nível dos deflatores para o primeiro trimestre de 2013”, explica o INE, em nota citada pela RTP.

Em destaque

Subir