Economia

Crédito à habitação: Santander chega a acordo com 3000 clientes em incumprimento

santanderO português Santander Totta fechou acordos com cerca de 3000 clientes que se encontravam em situação de incumprimento nos contratos de crédito à habitação, estabelecidos com o banco.

Segundo, António Vieira Monteiro, CEO do Santander Totta, cerca de 85 por cento dos clientes aceitaram a proposta apresentada, visando assim contornar a situação de incumprimento dos clientes.

Vieira Monteiro, com esta proposta, quis deixar bem assente que o negócio do banco é “dinheiro” e não “casas ou cimento”. Admitiu ainda que a instituição bancária pode fazer um reforço, no que toca às imparidades dos créditos.

O crédito vencido há mais de 90 dias está numa taxa de 2,87 por cento sobre a totalidade do empréstimo, comparando com os 1,77 por cento do ano anterior.

Já a cobertura de provisões é de 110,3 por cento sobre todo o crédito vencido. Ainda o rácio de crédito de risco passou de 2,27 por cento para os 4,03 por cento, conforme a instituição.

As provisões para imparidades foram até os 159 por cento no primeiro semestre, para os 250,02 milhões de euros. O CEO do Santander afirmou que no futuro é comum haverá um reforço, mas que este não será tão elevado.

Em destaque

Subir