Nas Notícias

Crato garante a professores lesados pelos concursos entrada nos quadros

nuno crato 1De acordo com o Diário de Notícias, o Ministério da Educação garantirá aos professores que foram lesados pelos erros de concurso a entrada nos quadros, de acordo com a lei. Em causa estavam receios de que alguns docentes pudessem ser prejudicados pelos erros nas Bolsas de Contratação de Escolas. Nuno Crato, ministro da tutela, está sensível a esta matéria.

Cerca de 400 professores correriam o risco de ficar lesados pelos erros nos concursos do atual ano letivo e não integraram os quadros, o que a lei prevê, após cinco anos de contrato com horários completos.

Esses lapsos assumidos pelo Ministério da Educação, e pelo ministro Nuno Crato, no Parlamento, não vão colocar em causa a entrada nos quadros destes docentes, garante o Diário de Notícias.

Recorde-se que, de acordo com a legislação, os professores que cumpram cinco anos de forma consecutiva com horários completos entram imediatamente nos quadros.

No entanto, os erros nas Bolsas de Contratação de Escolas ameaçavam alguns docentes, que poderiam perder este direito.

Neste ano letivo, outros 415 professores garantiram um lugar nos quadros. O ministério de Nuno Crato apenas abriu 2700 vagas, sendo que, desde o ano de 2011, cerca de 22 mil docentes deixaram de fazer parte da lista de efetivos.

Em destaque

Subir