Motores

Craig Breen domina Rali de Mortágua

Craig Breen veio da Irlanda para vencer o Rali de Mortágua, onde se jogava muito do que se vai passar na ponta final do Campeonato Nacional de especialidade. Convidado para guiar o Citroën DS3 R5 de José Pedro Fontes – ainda lesionado pelo acidente sofrido no Rali de Portugal – o piloto oficial da Citroën no ‘Mundial’ de ralis impôs-se diante de uma concorrência feroz.

Miguel Barbosa venceu a super especial de sexta-feira, mas Breen assumiu comando ainda na fase matinal de sábado, apesar de uma penalização por atraso, e a partir daí o irlandês nunca mais deixou a liderança.

Mais do que procurarem ser os melhores portugueses, Pedro Meireles e Carlos Vieira tinham em mente o campeonato, foi nisso que apostaram, sendo que o piloto de Fafe se estreava aos comandos de um Skoda Fabia R5. E não se deu mal, pois viria a terminar no segundo posto, ajudado ainda por um pião do seu adversário. Ainda assim a terceira posição manteve o piloto de Guimarães no comando do campeonato, apesar de agora possuir apenas oito pontos de vantagem.

Miguel Barbosa era o pior colocado desta corrida ao título, e por aí se manteve, sendo que esgotou as pontuações no campeonato e a quarta posição conseguida em Mortágua poderá ser suficiente para lhe dar o pódio no campeonato se as coisas voltarem a correr mal a João Barros, que não terminou a prova do Clube Automóvel do Centro.

Destaque ainda par Diogo Salvi, que fechou o top cinco, aos comandos também de um Skoda Fabia R5, e para o também regressado Paulo Meireles, sexto na sua estreia com um Hyundai i20 R5.

Nas duas rodas motrizes a vitória sorriu a Daniel Nunes, que obteve o seu primeiro triunfo na categoria. O piloto do Peugeot 208R2 bateu Gil Antunes e Paulo Neto, numa prova que não correu de feição a Pedro Antunes, apenas quarto, apesar de ainda liderar o campeonato da categoria.

Classificação final

1º Craig Breen/Andy Hayes (Citröen DS3 R5) 1h11m44,4s
2º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5) + 27,3s
3º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia R5) + 40,3s
4º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda Fabia R5) + a 1m53,0s
5º Diogo Salvi/Carlos Magalhães (Skoda Fabia R5) + 5m04,1s
6º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20 R5) + 7m07,2s
7º Daniel Nunes/Rui Raimundo (Peugeot 208 R2) + 7m15,8s
8º Gil Antunes/Diogo Correia (Renault Clio R3T) + 8m40,2s
9º Paulo Neto/Vitor Hugo (Citroön DS3 R3T) + 8m54,0s
10º Pedro Antunes/Paulo Leones (Peugeot 208 R2) + 11m02,6s

Fotos: AIFA

Em destaque

Subir