Mundo

Costuma jantar tarde? Saiba porque comete um erro

Sabia que o horário do jantar pode ser mais importante do que a própria seleção daquilo que comemos? Um estudo apresentado no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Roma (Itália), alerta para a tensão arterial provocada pelo sono pouco tempo após o jantar.

Uma alimentação equilibrada é fundamental, mas igualmente fundamental é a hora a que comemos, adianta um estudo apresentado nesta quarta-feira, durante o congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que decorre na cidade italiana de Roma.

Ebru Özpelit, investigadora da Universidade Dokuz Eylül, na Turquia, salienta que ir jantar e ir para a cama sem um período de duas horas pelo meio tem um grande impacto sobre a tensão arterial.

“Nós devemos definir a frequência ideal e os horários das refeições, porque a forma como comemos pode ser tão importante como o que nós comemos”, explicou Ebru Özpelit, em declarações ao jornal britânico Telegraph.

Ainda de acordo com a especialista, “tomar o pequeno-almoço é extremamente importante” e é pouco recomendável ‘saltar’ para o almoço sem aquela primeira alimentação do dia.

Por seu turno, o jantar deve ser mais contido e servido cedo: “O jantar deve ser pequeno e nunca deve ser servido depois das 19h00”.

Para a realização desta pesquisa, os especialistas reuniram 721 pessoas com hipertensão, com idade média de 53 anos. A principal conclusão está relacionada com a manutenção de uma tensão elevada quando o jantar foi servido duas horas antes de dormir.

De acordo com os especialistas, a razão deste efeito no corpo humano pode estar relacionada com uma reação que ocorre quando comemos: libertação de hormónios, que provoca stress no organismo.

Se a refeição é servida tarde, este processo ocorre quando o corpo deveria estar a relaxar. Há prejuízos no sono e as pessoas com hipertensão têm o problema agravado: a pressão sanguínea não diminui durante a noite, o que eleva os riscos morte relacionada com problemas cardíacos.

“Quando jantamos muito tarde, o corpo mantém-se alerta, como corre durante o dia, em vez de relaxar para o sono”, salienta especialista da Universidade Dokuz Eylül.

Os investigadores quantificaram os riscos. Os hipertensos que vão dormir sem um intervalo de duas horas enfrentam um risco 2,8 vezes superior de manter a tensão alta durante o sono.

Uma vez que se trata de hipertensos, já têm maiores probabilidades de sofrer de problemas cardíacos. Porém, se a pressão sanguínea não for reduzida durante o sono, mais perigoso se torna.

“Se a pressão sanguínea não descer mais de 10 por cento durante o sono, os riscos de problemas cardiovasculares aumentam e os pacientes têm mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral, um ataque cardíaco ou qualquer doença cardíaca crónica”, finalizou Ebru Özpelit.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias