Nas Notícias

Costa diz que Relvas quer “controlar” Lisboa, Marcelo acha que Seara sai prejudicado com apoio do ministro

miguel relvas4O socialista António Costa é o grande beneficiado da declaração de apoio de Miguel Relvas a Fernando Seara, defende Marcelo Rebelo de Sousa, que acha que Miguel Relvas, do ministro mais impopular do Governo, deu “beijo da morte” a Fernando Seara. Relvas foi confrontado com a declaração de Marcelo. “Não comento comentadores”, disse. Já António Costa acusa Relvas de querer “controlar a Câmara Municipal de Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa comentou as palavras do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, considerando que o apoio de Miguel Relvas a Fernando Seara, numa candidatura do PSD ao município de Lisboa, é “beijo da morte”, que apenas beneficiará António Costa. Como social-democrata, Marcelo preferiria que Relvas se tivesse remetido ao silêncio, em vez de tornar público o seu apoio a Seara.

Diz Marcelo Rebelo de Sousa que “qualquer apoio do ministro Miguel Relvas a uma candidatura é um beijo da morte”. O professor acrescenta que “se há coisa que um candidato deve pedir é que um membro do Governo que está muito desgastado não apareça como maior patrono dessa candidatura”.

À margem da Universidade Política de Lisboa da JSD, Miguel Relvas, recorde-se, prometera fazer campanha, de manhã à noite, apoiando Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra, ao município de Lisboa. Seara ainda não fez o anúncio oficial da candidatura às eleições autárquicas, no combate com o socialista António Costa, mas Relvas prometeu “votar em Seara”.

Marcelo defende que ainda que, mesmo que tenha manifestado apoio “de boa-fé”, Miguel Relvas deveria ter pensado que as suas palavras “funcionam em boomerang” contra o candidato do PSD, Fernando Seara.

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa sustenta que o PSD deveria lidar com a questão da candidatura à Câmara Municipal de Lisboa com mais cuidado. Algumas personalidades sociais-democratas consideram que as declarações de Miguel Relvas foram extemporâneas e que deveria ser Fernando Seara a anunciar a candidatura e nunca um mesmo do Governo que está desgastado publicamente.

António Costa poderá retirar dividendos deste ‘tiro no pé’, na principal Câmara Municipal do país, liderada pelo socialista António Costa, que vai apresentar-se a sufrágio.

Precisamente António Costa comentou a declaração de apoio de Relvas a Fernando Seara. “Ficámos a conhecer a nova ambição do ministro Miguel Relvas: controlar a Câmara Municipal de Lisboa. Só não percebo porque é que, com tanta ambição, não é ele a concorrer, em vez de ‘empurrar’ alguém que já se queria reformar das lides autárquicas”, disse o António Costa, nesta terça-feira.

Em destaque

Subir