Nas Notícias

Costa desautoriza Santos Silva quanto aos acordos para nova Geringonça

Augusto Santos Silva, o ‘número dois’ do Governo, deu uma entrevista a exigir mais compromissos a PCP e BE, sendo depois desautorizado publicamente por António Costa.

Em entrevista à Renascença, Santos Silva exigiu “um nível de comprometimento superior” aos partidos de esquerda para uma renovação da maioria parlamentar, a chamada Geringonça.

O primeiro recado foi para o Bloco de Esquerda, que exigiu um acordo na legislação laboral para viabilizar o Orçamento de Estado para 2019.

“Felizmente, os dirigentes do BE esclareceram esse ponto e dissiparam as dúvidas que também no meu espírito tinham surgido. Disseram que não há aqui nenhuma espécie de condicionamento de voto”, sustentou.

Seguiu-se o aviso ao PCP, pela reafirmar das posições contra as instâncias europeias e a NATO.

“Temos todas as condições para fazer um acordo que signifique um avanço no que diz respeito a políticas estruturais (…) na política externa e europeia”, considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Para Artur Santos Silva, os partidos de esquerda têm de respeitar “esse compromisso maior do Governo do PS que é o compromisso com as regras da zona euro e da UE”.

“Se caminharmos para a renovação da atual solução política, ela exigirá certamente um nível de comprometimento nessa solução que será superior àquele que se verifica neste mandato”, frisou.

Uma exigência do ‘número dois’ que foi mais tarde desautorizada pelo primeiro-ministro e líder do PS.

“Este é o grau de compromisso possível com a convergência que alcançámos”, afirmou António Costa.

Em declarações ao Público, o líder socialista salientou que “o que corre bem não deve ser perturbado nem interrompido”.

“Como provámos nesta legislatura, podemos entender-nos sobre o que queremos fazer em conjunto, respeitando a identidade de cada um”, concluiu António Costa.

Em destaque

Subir