Nas Notícias

“Costa constrói poder. E o resto é conversa”, diz Santana Lopes

Durante o frente a frente com António Vitorino, na SIC Notícias, nesta terça-feira, Santana Lopes recordou os tempos em que lidou com António Costa na Câmara de Lisboa. E o social-democrata não poupou elogios ao socialista. “Habilidoso”, “inteligente”, “impressionante” foram algumas qualidades destacadas. Para o centro-direita, uma crítica. “Deveria ter olhado para o adversário e perceber que ele é um construtor de poder com grande capacidade”, defende Santana.

Santana Lopes entende o sentimento da direita, mas preferiu não entrar “nas qualificações éticas ou morais”.

No dia em que o Governo de Passos caiu, o social-democrata Pedro Santana Lopes compreendeu o sentimento da direita. Mas colocou os olhos no futuro e destacou algumas qualidades de António Costa, na construção de uma solução de poder.

Recordando os tempos em que esteve na Câmara de Lisboa com o agora secretário-geral do PS, e num quadro político que obrigou Costa a fazer entendimentos, Santana Lopes deu ênfase ao poder de diálogo do (provável) futuro primeiro-ministro.

“Em termos de construção de poder, estive quatro anos na Câmara Municipal de Lisboa. Disputei eleições com ele, perdi por cinco pontos e o que é que ele fez? Juntou toda a gente. Fez coligações à esquerda, à direita, acima, abaixo, ao centro esquerda, ao centro direita. Helena Roseta, Sá Fernandes, Manuel Salgado… E ele era extraordinário”, começou por dizer Santana.

Mas o social-democrata foi mais longe. “Escrevi um artigo em 2010 em que me manifestei estupefacto a vê-lo governar”, lembrou.

“Ele não se importa nada que uns votassem contra. Paciência. Irritava-se um bocado, mas desde que não afetasse a essência, ou que não implicasse a queda… Primeiro era com Helena Roseta, depois com Sá Fernandes, e ele deixava andar. Ele tem um grande realismo, é muito habilidoso nestas matérias. É inteligente”, afirmou.

Por outro lado, Santana Lopes entende que o PSD e CDS-PP não foram capazes de perceber esta realidade.

“O centro-direita deveria ter olhado para o adversário e perceber que ele é um construtor de poder com grande capacidade. E muitos anos, muito batido. Ele constrói poder. A partir de uma derrota, constrói uma solução de poder. E o resto é conversa”.

“António Costa tem uma paciência enorme. Se ele vir que por ali ganha, ele vai. Eu nunca tinha visto nada assim. Ele, nesse aspeto, é impressionante”, elogiou o social-democrata na SIC Notícias.

Santana Lopes espera agora que o Presidente da República tome uma decisão “rápida”, para que um novo Governo entre em funções. “Não pode eternizar isto. Tem de tomar uma decisão, seja ela qual for”, diz.

Sobre a legitimidade constitucional de um governo de esquerda, nada a opor: “Não digo em momento algum que esta decisão da esquerda é desconforme à Constituição. Digo o contrário”.

Porém, assinala, a solução de esquerda que é apresentada ao Presidente da República pode pecar por fragilidade. “O Presidente pode dar posse a António Costa, mas fazendo exigências de aprofundamento do acordo à esquerda”, concluiu.

 

Em destaque

Subir