Nas Notícias

Costa considera Portugal “melhor preparado” para “conjuntura externa menos favorável”

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que Portugal está “melhor preparado para lidar com uma conjuntura externa menos favorável”, num momento em que se levantam “receios sobre o ritmo de crescimento da economia portuguesa”.

“Portugal está hoje melhor preparado para lidar com uma conjuntura externa menos favorável. Uma economia menos endividada, nas famílias, nas empresas e no Estado. Um setor financeiro finalmente capaz de cumprir o seu papel de captador de poupanças e alavanca para o investimento”, afirmou António Costa na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, em Lisboa.

“[O país tem] menos dívida pública e menos dívida externa. Contas públicas equilibradas, o que permitirá reforçar a tendência de crescimento acelerado do investimento público. E crescente intenção de maior investimento empresarial”, disse ainda António Costa, num debate centrado em temas económicos – “políticas económicas: balanço e perspetivas”.

O primeiro-ministro concluiu o discurso dizendo que, “não obstante a conjuntura externa, os indicadores de atividade e clima económico estão hoje de novo em subida”.

Uma subida, acrescentou, “assente na realidade” em que “a economia portuguesa continua a crescer, a crescer acima da média europeia e a criar mais e melhor emprego”.

Em destaque

Subir