Mundo

Costa Concórdia: Francesco Schettino admite erro de navegação

francesco_schettinoAs declarações são avançadas pela imprensa italiana que afirmam que o comandante do Costa Concórdia confessou às autoridades italianas que cometeu um erro grave na navegação. Schettino diz ainda que já não foi a primeira vez que mudou a rota.

Francesco Schettino continua debaixo de fogo em Itália. Depois de ter afirmado que abandonou o navio apenas porque tropeçou e caiu dentro de um bote, o comandante do Costa Concórdia terá assumido às autoridades italianas que mudou mesmo a rota prevista de forma a cumprimentar um comandante que habita naquela zona. Aquele que é atualmente um dos homens mais odiados de italiana, afirma ainda que já não foi a primeira vez que o fez: “Conheço bem a zona, já tinha feito isso três ou quatro vezes”, sublinha, para depois justificar o acidente com uma ordem demasiado tardia: “Mudei a rota demasiado tarde e entramos em águas pouco profundas”, confessa.

Mulher suspeita procurada

Segundo o DN publica esta quinta-feira, citando um diário italiano, as autoridades daquele país procuram uma jovem moldava que, ao que tudo indica, acompanhou Schettino durante toda a noite e encontrava-se inclusivamente junto do comandante aquando do acidente, tendo depois abandonado o navio no mesmo bote de salva-vidas. Segundo a mesma fonte, trata-se de uma jovem da Moldávia, com 25 anos, que não estava na lista de passageiros nem na da tripulação. A moldava terá jantado com Schettino na noite do acidente, juntamente com mais uma pessoa. Uma testemunha afirma mesmo que o comandante comeu muito bem e bebeu bastante álcool à refeição.

Buscas continuam

As equipas de socorro continuam as operações de resgate, embora a esperança de encontrar alguém com vida seja muito pouca. Ao todo estão 28 pessoas desaparecidas de cinco países diferentes.

Em destaque

Subir