Nas Notícias

Corrupção: Filho do presidente da Samsung condenado a cinco anos de prisão (vídeo)

Lee Jae-yong, filho do presidente da Samsung e o terceiro homem mais rico da Coreia do Sul, foi condenado a cinco anos de prisão, por corrupção. Jae-yong é culpado de ter pago cerca de 37 milhões de euros a uma amiga da ex-Presidente do país para comprar favores políticos.

É este mesmo caso de corrupção que está na origem da destituição de Park Geun-hye, a primeira mulher a chegar à Presidência da Coreia do Sul, em março deste ano.

 Através das ‘luvas’ pagas a Choi Soon-sil, amiga influente da ex-Presidente, o vice-presidente da Samsung (e filho do presidente) garantiu o apoio político para viabilizar uma fusão no seio do grupo, assegurando o controlo do universo Samsung para a família.

A condenação do filho do presidente de uma poderosa multinacional trouxe a público a indignação popular que se vinha acumulando, nos últimos anos, contra a promiscuidade entre o poder político e o mundo empresarial, dominado no país por famílias e clãs.

No julgamento, Lee Jae-yong, de 49 anos, negou todas as acusações que lhe eram imputadas, mas não convenceu o tribunal.

O vice-presidente da Samsung foi condenado a cinco anos de prisão, apesar da acusação ter pedido o máximo permitido pela moldura penal (12 anos), pelos crimes de corrupção, perjúrio, desvio de dinheiro, ocultação de ativos no estrangeiro e obtenção de lucros em atos ilícitos.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=4N3S9GD5OUUD

Em destaque

Subir