Nas Notícias

Corrupção custa a Portugal quase 20 mil milhões ao ano

A corrupção (e perdas que esta acarreta) tem um peso no orçamento público português a rondar os quase 20 mil milhões por ano. De acordo com contas feitas no Parlamento europeus e que o jornal de Negócios teve acesso, o peso da corrupção no orçamento acaba por ser maior do que, por exemplo, o dinheiro disponibilizado para a Saúde.

De acordo com o relatório disponibilizado pelos Verdes/Aliança Livre Europeia no Parlamento europeu, a corrupção é um dos aspetos que mais ‘condicionam’ os orçamentos dos Estados pertencentes à comunidade europeia.

De resto, no caso português, as perdas por causa da corrupção, segundo os dados deste relatório, rondam os 18,2 mil milhões de euros por ano.

Trata-se, pois, de um valor que é superior ao orçamento para a Saúde, que ronda os 16,2 mil milhões.

No conjunto dos países da UE, a corrupção tem um peso total de 904 mil milhões de euros por ano.

Ainda no que respeita a Portugal, o relatório faz referência a um inquérito do Eurostat em 2017, onde mais de metade dos portugueses inquiridos disseram acreditar que a corrupção tinha aumentado nos anos anteriores anteriores a 2017.

Segundo o inquérito, 79 por cento dos portugueses respondeu que acredita que a corrupção faz parte da cultura de negócios no país.

Já 92 por cento acredita que a corrupção está generalizada em Portugal.

Em destaque

Subir