Nas Notícias

Correio da Manhã publica vídeo de alegada violação num autocarro no Porto

O Correio da Manhã publicou um vídeo, onde dá conta de “uma alegada violação”, num autocarro no Porto. As imagens foram parar às redes sociais, de acordo com aquele diário. No entanto, a publicação daquele tipo de conteúdo não é permitida naquelas plataformas. Os leitores do jornal censuraram a opção editorial de divulgar o vídeo.

Uma jovem terá sido violada, num autocarro no Porto, durante a Queima das Fitas, entre 7 e 14 de maio. O vídeo terá sido divulgado nas redes sociais (que não permitem aquele tipo de conteúdos) e chegou ao Correio da Manhã, que optou por difundir aqueles conteúdos.

Nas imagens, é exposta a alegada violação, com comentários de incentivo e cânticos de um grupo de jovens.

O vídeo é publicado numa peça com o título “rapariga filmada e abusada e ninguém fez nada”. Porém, nem a Polícia de Segurança Pública (PSP), nem a Guarda Nacional Republicana (GNR) receberam qualquer queixa.

É um registo degradante, que toca questões éticas e coloca em causa os critérios editoriais, censurados por diversas pessoas, no espaço de comentário da página do Correio da Manhã no Facebook.

“E que tal, em vez de divulgar isto, entregar a filmagem ao Ministério Público e levar toda esta gente à justiça?! Há alguém com cérebro a trabalhar no Correio da Manhã?”, questiona um utilizador da rede social.

“Já não basta o facto da rapariga ter sido abusada, agora o vosso ‘jornal’ decidiu que para a humilhação e dor ser ainda maior deveria partilhar o vídeo e convidar os leitores a visualizar o mesmo. Da minha parte já seguiu uma queixa para a ERC”, realçou outro utilizador.

“Ninguém fez nada e vocês, se estivessem lá, a única coisa que teriam feito era um direto para a CMTV”, lamentou outra pessoa.

Entretanto, a agência Lusa contactou as autoridades e obteve a informação de que a PSP está a “averiguar” o caso, após uma denúncia de um cidadão.

Em destaque

Subir