Nas Notícias

Corpo de bombeiros tem dois comandantes e Proteção Civil uma polémica nas mãos

Os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos têm dois comandantes, nesta altura, uma vez que Paulo Dionísio, que deixou o cargo de comandante, em janeiro deste ano, apareceu no quartel, nesta terça-feira, munido com uma decisão de um Tribunal que diz ser-lhe favorável e manda a sua reintegração. A Autoridade Nacional de Proteção Civil tem agora nas mãos esta polémica para resolver, uma vez que a corporação tem dois comandantes, algo que não está previsto na lei das organizações de bombeiros

Em janeiro, Paulo Dionísio deixou o cargo de comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (AHBVSM), passando Lurdes Fonseca a ser responsável pelo comando do corpo de bombeiros.

Agora, Paulo Dionísio quer reassumir o cargo que exercia antes.

“O senhor Paulo Dionísio pediu a demissão do cargo de comandante. Se há demissão como haver reintegração?”, questiona o presidente da direção dos bombeiros de Salvaterra de Magos, deixando uma interrogação no ar.

“As pessoas pensem um bocadinho. Se ele foi contratado como comandante, não foi como bombeiro, se há uma desnomeação e uma nomeação de um novo comandante, como é que ele pode exercer o cargo?”

João Silva, presidente da AHBVSM, em declarações ao portal Rede Regional, admite que a direção vai esperar por desenvolvimentos neste caso.

“Nós achamos que temos a razão no nosso lado, o senhor acha que tem do lado dele. Então há aqui uma decisão que alguém tem de tomar”, salienta.

Por isso, o presidente da AHBVSM aguarda pelos tribunais: “Enquanto tivermos hipóteses vamos recorrer.”

Paulo Dionísio explica que não se demitiu do cargo.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil deverá agora decidir quem fica como responsável pela corporação de bombeiros, enquanto o caso, a levar em conta a ideia do presidente da AHBVSM, irá prosseguir nas vias jurídicas.

Com um ou dois comandantes, a vida da corporação continua no apoio a quem deles precisa.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=U4M35KB7DAMH

Em destaque

Subir