Fórmula 1

Coronavirus: Fórmula 1 só começa época se todas as equipas puderem competir

A epidemia de coronavirus está a deixar os responsáveis de várias competições desportivas preocupados, e a Fórmula 1 é uma delas.

Ross Brawn, o diretor desportivo da disciplina máxima do automobilismo, já disse que o campeonato só se inicia se todas as equipas puderem participar.

As restrições a viagens devido à doença surgida na China e que se espalhou pelo mundo provocam constrangimentos que poderão impedir várias equipas de viajarem para a Austrália, onde se disputam o primeiro Grande Prémio do Ano, a 15 de março.

Em Itália, o segundo país do Mundo com mais casos de infetados pelo coronavirus, estão sediadas a Ferrari (Maranello) e Alpha Tauri (Faenza), às quais pode ser negado o acesso a Melbourne. E se isso acontecer os responsáveis pela F1 podem decidir cancelar a primeira prova da época.

Em declarações à agência Reuters Ross Brawn foi claro: “Se uma equipa for impedida de entrar num país não podemos ter a corrida. Pelo menos uma prova para o Campeonato do Mundo, porque seria injusto”.

“Obviamente que se uma equipa opta por não ir a uma corrida esse é uma decisão sua. Mas se for impedida de ir a uma corrida por causa da decisão de um país então será difícil ter uma competição justa”, reiterou o diretor desportivo da F1, num sério aviso a nações que queiram ter o seu Grande Prémio mas que não estejam dispostas a levantar restrições a alguma equipa do campeonato.

Mas Brawn deixou uma ‘porta aberta’ para haver provas que não pontuem para o campeonato, sem pontos atribuídos em grandes prémios em países que não estão dispostos a abdicar da proibição de membros de equipas de países constantes da sua ‘lista negra’, como pode ser o caso de Itália, o país europeu onde está mais disseminado o vírus.

“É uma situação complicada. Não quero afastar o cenário. Mas estamos a tentar ter corridas. Teremos essas provas de uma forma responsável. Minimizamos o número de pessoas no ‘paddock’, pedindo às equipas o número mínimo de pessoas que precisam numa corrida”, acentuou ainda o diretor desportivo da F1.

O que será um número mínimo? Para já é preciso aguardar como a situação vai evoluir, antes de se traçar um cenário ‘negro’ em que o campeonato de 2020 é colocado em causa.

Em destaque

Subir