Cultura

Coro do Orfeão de Leiria e Vasco Soeiro interpretam ‘Ecos de Órgão’ na Sé de Leiria

coro_orfeao_leiriaCoro do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) e organista Vasco Soeiro estarão juntos na Sé Catedral de Leiria, para um concerto de órgão de tubos, integrado no ciclo ‘Ecos de Órgão’, promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC). O concerto realiza-se no dia 24 de setembro, sábado, a partir da 21h00, com entrada livre.

O projeto ‘Ecos de Órgão’ tem como objetivo permitir a fruição e divulgação de um património arquitetónico de relevante valor cultural e religioso, através da realização de concertos com órgãos de tubos, nas sés da Região Centro, entre os dias 26 de junho e 1 de outubro.

No concerto protagonizado pelo Coro do Orfeão de Leiria e por Paulo Bernardino, que dará som ao órgão de tubos moderno da Sé de Leiria, serão interpretadas algumas das obras da música francesa moderna, dos compositores Dietrich Buxtehude, Johann Sebastian Bach, Manuel Rodrigues Coelho, Nicholas de Grigny, Maurice Duruflé, Gabriel Pierné e Gabriel Fauré. O espetáculo contará ainda com a participação das sopranos Carla Bernardino, Maria Ana Fleming e Maria Cristina Aguiar.

Maestro, compositor, organista e pianista, nascido nos Países Baixos, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música ‘Jeroen Bosch’ na cidade de s’-Hertogenbosch, prosseguindo na Schola Cantorum da Catedral ‘Sint Jan’ na mesma cidade.

Em 1995 completou o curso de Piano no Conservatório de Música de Coimbra; em 1998 concluiu a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e, em 2003, concluiu a licenciatura em Música Sacra na Universidade Católica Portuguesa.

Pertence ao Coro Casa da Música e é, desde 2006, maestro do Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra e, desde 2010, membro fundador e maestro do Coro de Câmara da Universidade de Coimbra. Leciona no Instituto Piaget (ESE – Gaia), Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no curso de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra e é organista titular da Sé Catedral de Coimbra e da Capela da Universidade de Coimbra.

Em destaque

Subir