Tecnologia

Coreia do Sul tenta ser o quarto país asiático a colocar um satélite em órbita espacial

KSLV1As três grandes potências asiáticas – China, Índia e Japão – já colocaram um satélite em órbita espacial. Na sexta-feira, a Coreia do Sul vai fazer a terceira tentativa para se juntar a este clube: à primeira o satélite não descolou do foguetão, na segunda explodiram ambos em voo.

A meteorologia vai estar boa na sexta-feira para lançar um foguetão, pelo menos na Ásia. A Coreia do Sul vai tentar, pela terceira vez, colocar um satélite em órbita espacial, algo que só foi conseguido pelas três potências do continente: China, Índia e Japão. “Em vista dos preparativos e das condições meteorológicas, confirmamos que o lançamento é possível no dia 26 de outubro”, garantiu o ministro da Ciência, Lee Ju-Ho.

O lançamento será efetuado a partir do Centro Espacial Naro, localizado a 485 quilômetros ao sul da capital, Seul. Amanhã, o foguetão Korea Space Launch Vehicle será transportado para a base, ao mesmo tempo que um vaso de guerra rumará a águas internacionais (perto das Filipinas) para monitorizar a trajetória do KSLV.

As autoridades acreditam que à terceira será de vez. Na primeira tentativa, em 2009, o satélite acabou por não descolar do foguetão, já em órbita. No ano seguinte, ambos (foguetão e satélite) explodiram em pleno voo.

Em destaque

Subir