Mundo

Copiloto prime botão errado e avião quase se despenha (vídeo)

aviao_simulacaoNa ausência do comandante, o copiloto teve de assumir o comando do avião. Carregou no botão errado, no voo de um Boeing 737-700 da All Nippon Airways, e quase provocava um grave acidente aéreo, com 117 passageiros a bordo… Veja uma simulação da manobra do avião, em vídeo, com uma queda vertiginosa de 1900 metros em apenas 30 segundos.

O pequeno incidente dentro do cockpit poderia ter provocado uma enorme tragédia, numa viagem de uma companhia aérea nipónica, onde seguiam 117 passageiros. O comandante teve de se ausentar para ir à casa de banho e foi substituído pelo copiloto.

No regresso, aguardava que a porta do cockpit se abrisse, mas o copiloto enganou-se e, em vez de o fazer, acionou outro mecanismo, provocando uma assustadora queda de quase 2000 metros em poucos segundos, expondo o aparelho a pressões excessivas.

O avião acabou por recuperar a trajetória, mas este terrível engano colocou em perigo as vidas de passageiros e tripulação de duas formas: ficou exposto a uma queda e poderia ter partido, em sequência dos movimentos agressivos a que foi sujeito.

Segundo as autoridades de transporte aéreas do Japão, a aeronave ficou exposta a pressões para as quais não está preparada, o que poderia ter sido fatal, enquanto o piloto tentava retomar a rota certa.

Mais incrível é que alguns passageiros não se aperceberam da gravidade do problema, uma vez que o lapso do copiloto ocorreu durante a noite. Sem luz exterior, não foi possível verificar a queda vertiginosa.

Este caso, que ocorreu no dia 6 de setembro, provocou apenas oito feridos ligeiros, uma tremendo susto e três horas de atraso na aterragem. Veja as imagens de uma simulação do voo, no momento do incidente:

Em destaque

Subir